segunda-feira, 30 de abril de 2012

- Lição 29: Como Resolver um Problema com Alguém


- Lição 29: Como Resolver um Problema com Alguém



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, quando alguém faz algo significa para você, o que deve fazer?



Se você faz algo de volta para eles significam?



Se você gritar com eles ou bater-lhes?



Se você disser a seu pai ou um professor?



Hoje, vamos aprender o que Jesus diz que você deve fazer quando alguém faz algo significa para você.



(Peça a um aluno ler Mateus 18:15, ou lê-lo você mesmo.)



O que Jesus diz que você deve fazer se alguém faz algo errado? (Vá falar com essa pessoa e dizer-lhes como eles estavam errados, só você e eles.)



Mas e se eles não vão ouvi-lo ou dizer que está arrependido?



(Peça a outro aluno ler Mateus 18:16, ou lê-lo você mesmo.)



Agora, o que Jesus diz que você deve fazer? (Faça uma ou duas pessoas mais com você para falar com a pessoa e dizer-lhes como eles estavam errados.)



Então, primeiro, você vai falar com eles por si mesmo. Então você pega um par de pessoas com que você fale com eles. Mas e se eles ainda ouvem e dizem que está arrependido?



(Peça a outro aluno ler Mateus 18:17, ou lê-lo você mesmo.)



Então, se a pessoa não vai ouvir você ou para uma ou duas outras pessoas que você teve com você, então o que Jesus diz que você deve fazer? (Diga a igreja.)



Se isso acontece na igreja, você pode dizer ao seu professor. Se isso acontece na escola, você pode dizer ao seu professor da escola. Se isso acontece em casa, você pode contar aos seus pais. Mas Jesus diz que você só dizer às pessoas se elas não vão dizer que está arrependido apenas a você, ou eles não vão dizer que está arrependido quando você toma uma ou duas pessoas mais para falar com eles.



Primeiro, você fala com eles por si mesmo. Segundo, você ter um par de pessoas com você. Terceiro, você diz a um professor ou seus pais ou alguém que está no comando. Mas e se eles ainda não vai ouvir e dizer que está arrependido?



Jesus diz que então você tratá-los como um pagão ou um cobrador de impostos. Isso significa que você não fala mais com eles até que eles dizem que está arrependido.



Quando você pode atingi-los? (Você não pode.)



Quando você pode chamá-los de um nome? (Você não pode.)



Quando você pode fazer alguma coisa dizer de volta para eles? (Você não pode.)



A única coisa que você pode fazer é em primeiro lugar, falar com eles por si mesmo, em segundo lugar, tomar uma ou duas pessoas mais com você, em terceiro lugar, dizer a um professor ou pai ou alguém que é responsável, em quarto lugar, não falar com eles novamente até que eles dizem que está arrependido. É tudo o que Jesus disse que podemos fazer. E sempre que alguém faz eles estão arrependidos, nós temos que perdoá-los. Não podemos continuar sendo louco para eles depois que eles dizem que está arrependido.



Atividade: O que devo fazer? - Está bem. Vamos prática. Vou lhe contar uma história e você me diz o que a pessoa deve fazer no final.



Ontem, Bob estava fora jogando um jogo com seu vizinho, Allen. Kayla e Carrie estavam lá também. Quando Allen começou a perder o jogo, ele ficou louco e pediu um nome de Bob. O que deve fazer Bob? (Ele deve pedir Allen a dizer que estava arrependido por chamá-lo de um nome.)



Então, Bob diz: "Allen, eu não gostaria que você me chamar esse nome. Você deve dizer que está arrependido. "



O que deve fazer Allen? (Ele deveria dizer que estava arrependido por chamar Bob um nome.)



E se Allen diz que não quer dizer que ele é muito, então o que deve fazer Bob? (Ele deve pedir Kayla e Carrie para conversar com Allen também, e pedir Allen a dizer que estava arrependido.)



Assim Kayla e Carrie diz: "Sim, Allen. Não é bom xingar as pessoas. Você deve dizer que está arrependido. "



O que deve fazer Allen? (Ele deveria dizer que estava arrependido por chamar Bob um nome.)



Mas o que se Allen diz que ele ainda não quer dizer que ele é muito, então o que deve fazer Bob? (Ele poderia ir em casa e contar a sua mãe, ou ele poderia dizer mãe de Allen sobre ele.)



Então, Bob vai para dentro e diz-lhe a mãe, e sua mãe aparece e diz: "Allen, você não está autorizado a xingar as pessoas. Digamos que você está arrependido. "



O que deve fazer Allen? (Ele deveria dizer que estava arrependido por chamar Bob um nome.)



Mas o que se Allen ainda não vai ouvir e dizer que sente muito, então o que deve fazer Bob? (Ele deveria parar de falar com Allen ou brincar com ele até que Allen diz que está arrependido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário