domingo, 8 de abril de 2012

- Lição 3: Deus Provê para Elias e Traz um Menino Morto Volta à Vida - O Profeta Elias (parte 1)

- Lição 3: Deus Provê para Elias e Traz um Menino Morto Volta à Vida - O Profeta Elias (parte 1)



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Da última vez, nós aprendemos sobre como o rei Salomão morreu e seu filho, Roboão, cometeu um grande erro. Alguém se lembra o que o rei Roboão fez? (Ele não quis ouvir o povo de Israel quando lhe pediu para deixá-los trabalhar menos. Ele disse ao povo que ia fazê-los trabalhar mais.)



Assim, a maioria do povo de Israel não deixaria Roboão ser seu rei. Eles começaram um novo país de Israel e fez um homem chamado Jeroboão seu rei. Mas Jeroboão cometeu um grande erro também. Alguém se lembra o que fez Jeroboão coisa ruim? (Ele fez deuses falsos para o povo a adorar.)



Assim o povo de Israel tinha dois reinos, Judá eo novo país de Israel, e ambos os reinos tinham reis maus.



Hoje, vamos aprender sobre como Deus começou a enviar profetas para lidar com os maus reis.



(Leia 1 Reis 16:29-17:24 com os alunos, ou leia a seguinte história como um resumo.)



História Resumo:



Anos se passaram e os reinos de Israel e Judá tinha mau rei após rei mau. Estes reis continuei acreditando em deuses falsos, e não apenas o Deus verdadeiro, e eles continuaram fazendo coisas más. Toda vez, Deus enviaria profetas para os reis para tentar dizer-lhes para acreditar no Deus verdadeiro e fazer parar de fazer suas coisas ruins. Um desses profetas foi um homem chamado Elias.



Elias era um profeta no reino de Israel durante o tempo do rei Acabe. O rei Acabe foi o pior rei de Israel já teve. Ele adorava deuses falsos e fez um monte de coisas ruins.



Um dia, Elias disse ao rei Acabe, "o rei Acabe, Deus diz que Ele não vai deixar chover em Israel mais até que você comece a acreditar em Deus e fazer as coisas certas."



O rei Acabe era muito bravo com o profeta Elias para dizer isso Deus disse a Elias para ir esconder no deserto por um rio de modo que o rei Acabe não poderia encontrá-lo e matá-lo.



Elias ficou à beira do rio por um longo tempo. Ele bebeu o rio e Deus tinha os pássaros voam e trazer carne de Elias e pão todos os dias para seu alimento.



Como você gostaria de ter os pássaros voam e trazer-lhe a comida assim?



Mas, então, o rio secou, ​​porque Deus não havia deixá-lo da chuva, Então Deus disse a Elias para ir para a cidade de Sarepta.



Quando Elias foi até a cidade de Sarepta, ele viu uma mulher pegando pedaços de pau. Ele disse: "Você poderia por favor me dê um copo de água? E um pouco de pão? "



Você daria Elias um pouco de pão e água?



Mas a mulher respondeu. "Senhor, eu não tenho nenhum pão. Eu sou muito pobre. Estou reunindo algumas varas para fazer fogo. Então, eu estou indo para ir para casa e assar o pão de pão passado eu tenho ingredientes para. Meu filho e eu vamos comer e depois nós vamos morrer, porque não temos dinheiro para comprar comida mais. "



Elias disse: "Não tenha medo. Vá em frente e assar o pão para você e seu filho, mas, primeiro, me assar um pão. Porque Deus diz que você não vai ficar sem ingredientes até que Ele deixa chover novamente. "



A mulher acreditava em Deus e ela fez o que disse Elias. Ela assou-lhe um pedaço de pão, mas depois ela ainda tinha restos de ingredientes suficiente para assar o seu pão e seu filho. No dia seguinte, ela ainda tinha ingredientes suficientes para fazer mais pão. A mesma coisa continuou acontecendo todos os dias, assim como Elias tinha dito. A mulher nunca saiu de ingredientes.



Como você acha que a mulher nunca saiu de ingredientes? (Deus continuou dando seus novos ingredientes para fazer o seu pão.)



Então Elias vivia com a mulher e seu filho e Deus continuou dando-lhes comida para comer.



Mas pouco tempo depois, o filho da mulher morreu. Elias tomou o filho eo levou para seu quarto no andar de cima e colocá-lo na cama. Elias orou a Deus, pedindo a Deus para trazer o filho de volta à vida.



Você acha que vai fazer o filho voltar à vida?



Elias previsto no topo do filho e continuou orando a Deus para trazê-lo de volta à vida. Após alguns segundos, Deus respondeu a oração de Elias eo menino voltou à vida!



Questões de Revisão:



Por que Elias dizem que Deus não ia deixar chover em Israel? (Porque o rei Acabe estava fazendo coisas ruins. Deus disse que só iria chover novamente quando Acabe começou a acreditar nele e fazer as coisas certas.)



Como Elias conseguir comida quando ele estava escondido na beira do rio? (Deus disse aos pássaros para trazer-lhe comida.)



Como Elias conseguir comida quando ele estava morando com a pobre mulher e seu filho? (Deus manteve dando-lhes novos ingredientes para fazer pão para que eles não se esgotaria.)



Você acha que Deus pode ajudar a dar-lhe comida assim? (Sim.)



Deus nos ajuda em todos os tipos de maneiras diferentes, mas Ele nos dá o que precisamos.



O que Elias fez para fazer o filho da mulher voltar à vida? (Ele orou a Deus para ajudar o filho.)



Você acha que você poderia orar a Deus para ajudar outras pessoas? (Sim.)



Deus gosta quando oramos por outras pessoas. Nem sempre fazer tudo o que pedir a Ele que, como Ele ajudou o filho quando Elias pediu a Ele, mas Ele gosta quando oramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário