quinta-feira, 12 de abril de 2012

- Lição 3: Jesus é Batizado

- Lição 3: Jesus é Batizado



Necessário: Bíblias



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos, Como muitos de vocês foram batizados?



Você se lembra dela?



O que você pode me dizer sobre isso?



Porque você acha que as pessoas se batizou?



A razão pela qual a maioria das pessoas ser batizado é para mostrar que Deus perdoou por seus pecados. Quando entrar na água, é como se estivessem tomando um banho. Todos os seus pecados estão sendo lavados e que eles estão limpos.



Mas hoje vamos aprender sobre outro motivo que as pessoas se batizado.



(Peça a um aluno que leia Mateus 3:13-14).



Porque você acha que João não queria batizar Jesus? João sabia que Jesus era mais importante do que era e pensei que Jesus deveria batizá-lo, em vez de ele batizar Jesus.



(Já outro aluno que leia Mateus 3:15).



Jesus está dizendo a João que Jesus precisa ser batizado e ele quer que John fazê-lo.



(Já outro aluno que leia Mateus 3:16-17).



Dissemos que a maioria das pessoas ser batizado para mostrar que Deus é perdoá-los e lavar os seus pecados. Mas você acha que Jesus tinha qualquer pecado que ele precisava de Deus para perdoá-lo por? Será que Jesus tem nenhum pecado para lavar?



Não. Jesus foi perfeito. Jesus é a única pessoa que nunca fez nada errado. Jesus não tem nenhum pecado.



Então, por que Jesus foi batizado?



O batismo também é uma forma de mostrar que alguém tenha sido dado um trabalho especial para fazer de Deus.



No Antigo Testamento, as pessoas só especiais foram escolhidos para trabalhos especiais. Quando o profeta estava prestes a se tornar um profeta, ou um novo rei estava prestes a tomar o poder, ou quando alguém estava se tornando um sacerdote, alguém viria e derramar o óleo sobre a sua cabeça e que foi chamado de unção. Quando alguém era ungido e tinha o óleo derramado sobre sua cabeça, isso significava que Deus estava escolhendo-os para esse trabalho especial de profeta ou rei ou sacerdote.



O batismo é uma espécie de nossa nova maneira de unção pessoas para trabalhos especiais. Apenas em vez de usar o óleo, usamos água. O trabalho especial que você acha que Jesus foi escolhido para quando Ele foi batizado? Jesus foi escolhido para nos ensinar sobre Deus e morrer na cruz. Aqueles eram os seus trabalhos especiais de Deus.



Na verdade, chamá-lo de Jesus "Cristo", porque "Cristo" significa ungido ou escolhido.



Mas Deus também nos deu um trabalho especial. Nosso trabalho especial é o mesmo que trabalho especial de Jesus era, para ensinar as pessoas sobre Deus. Deus quer nos contar a todos sobre Deus e Jesus para que todos possam ir para o céu quando morrer. É por isso que nós nos chamamos de "cristãos" - porque somos "pequenos Cristos" ou "pequeninos ungido" e que nos foi dado o mesmo trabalho que Jesus teve.



E você notou como ele disse que uma pomba desceu e pousou sobre Jesus após Ele foi batizado? O que você acha que pomba era?



Essa pomba era o Espírito Santo vem viver em Jesus.



O Espírito Santo desce e vive em todos nós, também, se cremos em Jesus. Podemos não ver o Espírito Santo como Jesus fez, mas Ele vive em todos nós o mesmo.


Então lembre-se, quando fomos batizados, ou quando somos batizados, não é só para mostrar que nossos pecados estão sendo lavados. É também para mostrar que Deus está nos dando o trabalho especial de outras pessoas falando sobre ele e Jesus. E o Espírito Santo virá e viver dentro de nós e nos ajudar a informar as pessoas sobre Deus e Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário