segunda-feira, 30 de abril de 2012

- Lição 31: Amar o Próximo como a Si Mesmo - A Parábola do Bom Samaritano


- Lição 31: Amar o Próximo como a Si Mesmo - A Parábola do Bom Samaritano



Necessário: Bíblias, ligaduras, copos de água



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)



(Peça a um aluno que leia Lucas 10:25, ou lê-lo você mesmo.)



O que o homem quer? (Ele quer saber como ele pode obter a vida eterna.)



O que é a vida eterna? (Viver para sempre no céu. Então o homem quer saber o que ele tem de fazer para chegar ao céu.)



(Peça aos alunos que se revezam lendo Lucas 10:26-28, ou lê-lo você mesmo.)



Jesus diz que se amamos a Deus com todo nosso coração, alma, força e mente, e se amar outras pessoas como amamos a nós mesmos, então nós vamos começar a ir para o céu e viver para sempre. O que significa amar a Deus com todo nosso coração, alma, força e mente? (Isso significa que devemos amar a Deus com toda a nossa vida. Tudo o que fazemos devem ser as coisas que fazem Deus feliz. Se sempre fazemos as coisas certas que fazem Deus feliz, então estaremos amando a Deus com todo nosso coração, alma, força e mente.)



O que significa amar os outros como amamos a nós mesmos? (Significa sempre quer o que é melhor para eles, assim como nós sempre queremos o que é melhor para nós. Se nós não faria mal a nós mesmos, então não prejudicá-los. Se tentarmos fazer as coisas boas acontecem para nós, então nós tentar fazer as coisas boas acontecem para eles também. Nós os amamos como amamos a nós mesmos.)



(Peça aos alunos que se revezam lendo Lucas 10:29-32, ou lê-lo você mesmo.)



Um levita é um auxiliar para o sacerdote. Porque você acha que o sacerdote eo levita não ajudar o homem que apanhou?



Você acha que eles teriam queria alguém para ajudá-los? (Sim.)



Então eles devem ter ajudado o outro homem. Eles devem ter amado o outro homem como se amam a si mesmos. Eles deveriam tê-lo ajudado como eles querem alguém para ajudá-los.



(Peça aos alunos que se revezam lendo Lucas 10:33-35, ou lê-lo você mesmo.)



Você acha que o samaritano fez a coisa certa, ajudando o homem que apanhou? (Sim.)



O samaritano fez a coisa certa, porque ele amava o outro homem como ele amava a si mesmo. Ele ajudou o outro homem, porque ele iria querer alguém para ajudá-lo se ele apanhou assim.



Jesus diz que devemos sempre tentar ajudar outras pessoas também, porque então estaremos amando outras pessoas como amamos a nós mesmos.



Jogo: Ser o Bom Samaritano - Divida os alunos em equipes de quatro ou cinco anos e dar-lhes algumas ataduras e um copo de água para cada pessoa da equipe. Um aluno de cada equipe começa como o Homem Beat-Up. Eles vão deitar-se no outro lado da sala. O resto de seus companheiros de equipe são o Bom Samaritano. Em "Go!" Seus companheiros de equipe correr mais para eles, colocar um par de bandagens sobre eles, dar-lhes um copo de água fria, e depois buscá-las e levá-los de volta à linha de partida da equipe. A segunda pessoa, em seguida, corre de volta para o outro lado da sala e se torna o Homem Beat-Up. Quando eles se deitam, o resto da equipe pode ir ajudá-los. O jogo termina quando um time tem levado todos os seus Beat-Up Men volta à linha. Se você não tem alunos suficientes para fazer duas equipas, simplesmente tê-los todos em uma equipe e tê-los corrida contra o relógio, tentando ver o quão rápido eles podem "salvar" a sua equipe inteira.



Lembre aos alunos que Jesus nos quer ajudar outras pessoas, assim como o samaritano ajudou o homem que apanhou, e amar outras pessoas como amamos a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário