segunda-feira, 30 de abril de 2012

- Lição 35: Como Fazer Deus Pense Estamos Grande - Servir ao Próximo


- Lição 35: Como Fazer Deus Pense Estamos Grande - Servir ao Próximo



Necessário: Bíblias, papel, lápis ou marcadores



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)



(Peça a um aluno que leia Mateus 20:20, ou lê-lo você mesmo.)



A mãe de Tiago e João, dois dos discípulos de Jesus, veio a Jesus para lhe pedir um favor. O que você acha que o favor é que ela quer que Jesus fazer por ela?



(Peça a outro aluno que leia Mateus 20:21, ou lê-lo você mesmo.)



Mãe de Tiago e João Jesus quer fazer James e João, seu segundo em comando quando Ele governa o mundo. Seria como Jesus sentado em seu trono grande no meio e Tiago e João sentados em seus tronos pouco à direita e à esquerda dele. A mãe quer que Jesus deixou Tiago e João governar o mundo com ele.



Você acha que Jesus vai deixar Tiago e João governar o mundo com ele?



Você gostaria de governar o mundo com Jesus?



(Peça aos alunos que se revezam lendo Mateus 20:22-23, ou lê-lo você mesmo.)



Jesus diz que Tiago e João não pode governar o mundo com Ele, porque Deus já decidiu quem vai governar o mundo com Jesus. (Não sabemos que Jesus está se referindo, mas um bom palpite seria Moisés e Elias, pois estes são os dois que conversar com Jesus na Transfiguração).



Agora, se você fosse os outros dez discípulos e você só ouviu Tiago e João pedindo para governar o mundo com Jesus, como você sente em relação a Tiago e João?



(Peça a outro aluno que leia Mateus 20:24, ou lê-lo você mesmo.)



Os outros dez discípulos estavam com raiva de Tiago e João, porque não era justo para eles a pedir para governar o mundo com Jesus e não a regra dos dez outros do mundo, com Jesus também.



(Peça aos alunos que se revezam lendo Mateus 20:25-27, ou lê-lo você mesmo.)



O que Jesus diz que você precisa fazer para ser grande? (Você tem que servir outras pessoas como um servo ou um escravo).



Isso significa que você tem que ajudar as pessoas. Se você ajudar as pessoas, Deus vai pensar que você é grande. Deus não se importa com quanta energia você tem. Ele se preocupa se você está ajudando outras pessoas ou não.



(Peça a outro aluno ler Mateus 20:28, ou lê-lo você mesmo.)



Jesus disse que Ele veio para servir as pessoas. Ele veio para ajudar as pessoas. Ele era o Filho de Deus, e parte do próprio Deus - Jesus é o Rei de todo o mundo e todo o universo - mas Ele não queria que as pessoas para servi-lo ou dar-lhe poder. Em vez disso, ele queria servir a outras pessoas.



E é isso que Jesus quer que façamos também. Se Jesus pode servir outras pessoas, mesmo que Ele era tão grande, que pode servir e ajudar outras pessoas também, e não se preocupar em fazer as outras pessoas pensam que somos ou o que nos dá grande poder ou qualquer coisa assim.



A coisa mais importante é ajudar outras pessoas, e se ajudar outras pessoas, então Deus vai pensar que somos grandes.



Atividade: Servo Brainstorming - Peça aos alunos para desenhar um retrato de uma coisa que pode fazer esta semana para ajudar alguém. Quando todos tiverem terminado, peça aos alunos compartilhar seus desenhos e idéias. Lembre aos alunos que Deus não se importa quão grande somos. Ele se preocupa com o quanto podemos ajudar outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário