segunda-feira, 30 de abril de 2012

- Lição 44: Usá-lo ou Perdê-lo - A Parábola dos Talentos


- Lição 44: Usá-lo ou Perdê-lo - A Parábola dos Talentos



Necessário: Bíblias, opcionais: quadro-negro ou quadro branco ou papel



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e dar as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos: Quais são algumas coisas que você é bom? (Sugestões podem incluir qualquer coisa de ser bom no esporte para ser um bom artista para ser um bom amigo. Escreva pelo menos uma coisa para baixo para cada aluno).



Se você fosse bom em alguma coisa, mas você nunca fez a coisa que você era bom, teria que ser inteligente? (N °)



Você deve fazer as coisas que você é bom, certo? É por isso que Deus fez você para ser bom com essas coisas. Ele quer que você faça as coisas que Ele fez você para ser bom. Se você não fizer essas coisas, então você está apenas desperdiçando o talento que Deus lhe deu.



Alguém sabe quando Jesus vai voltar? (Não, só Deus sabe quando ele vai mandar Jesus volta à Terra.)



Vai ser surpresa para todos nós quando Jesus voltar. Será como essa história de que Jesus disse.



(Peça aos alunos que se revezam lendo Mateus 25:14-16, ou lê-lo você mesmo.)



Então o rei deu o seu dinheiro para três servos. Os dois primeiros servos usado o dinheiro que o rei lhes deu e ganhou ainda mais dinheiro. Eles fizeram um bom trabalho com o que o rei lhes deu.



(Peça aos alunos que se revezam lendo Mateus 25:17-18, ou lê-lo você mesmo.)



Será que o terceiro servo usar o dinheiro que o rei lhe deu para fazer mais dinheiro? (N °)



O rei deu o servo algum dinheiro, mas ele não fez nada com ele. Ele só enterrou-o no chão e desperdiçou.



(Peça aos alunos que se revezam lendo Mateus 25:19-23, ou lê-lo você mesmo.)



O que aconteceu com os dois primeiros servos quando o rei voltou? (O rei recompensou-os porque eles tinham feito um bom trabalho usando o dinheiro que ele lhes deu.)



(Peça aos alunos que se revezam lendo Mateus 25:24-30, ou lê-lo você mesmo.)



O que aconteceu com o terceiro servo, quando o rei voltou? (O rei punido porque ele tinha perdido o dinheiro que o rei lhe deu.)



É assim que é será quando Jesus voltar. Assim como como o rei deu a cada um dos seus servos algum dinheiro, por isso Deus nos deu a cada um de nós talentos e habilidades. Ele nos fez para ser bom em certas coisas. E Deus quer que usemos nossos talentos e as coisas que somos bons para ele. Se usarmos os nossos talentos e as coisas que somos bons para Deus, então Jesus nos recompensará quando Ele voltar. Mas se nós não usamos os nossos talentos e as coisas que somos bons para Deus, e nós apenas desperdiçar os nossos talentos, então, Jesus vai nos punir quando Ele voltar.



Então, nós sempre agradecer a Deus pelas coisas que Ele nos fez para sermos bons, e nós sempre queremos usar nossos talentos para Deus. Quais são algumas maneiras que você pode usar seus talentos para Deus? (Brainstorm com os alunos e ajudá-los a ver como eles podem usar as coisas que eles nomeados anteriormente podem ser usados ​​para ajudar a outros cristãos, ou para chegar a outras pessoas em nome de Cristo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário