segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lição 7: Rainha Esther - Por um Momento como Este

Lição 7: Rainha Esther - Por um Momento como Este



Necessário: Bíblias, papel, lápis ou marcadores, opcionais: fios ou sopro bolas de pêlo leões ', cola



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Os dois reinos de Israel e Judá foi conquistada. Deus permitiu que os assírios e babilônios conquistar Israel e Judá, porque o povo de Israel e Judá tinha feito tantas coisas ruins. Eles haviam acreditado e adoravam deuses falsos, em vez do verdadeiro Deus, e eles tinham feito todas as coisas erradas que Deus não quer que eles fazem. Então Deus permitiu que os assírios e babilônios conquistar seus reinos e levar o povo israelita, volta para a Assíria e Babilônia.



Voltar depois de setenta anos, Deus perdoou os israelitas e os habitantes de Judá e Ele disse ao rei Ciro para deixar ir o povo de volta para Israel. Muitos israelitas foram para casa de Israel. Eles reconstruíram a igreja do Templo em Jerusalém e reconstruiu as casas antigas. Mas alguns dos israelitas permaneceram na Babilônia. Um deles era uma jovem chamada Esther.



(Executar o jogo seguinte com os seus alunos para aprender a história de Ester. Depois seguir com as perguntas de revisão.)



Questões de Revisão:



Por que Hamã odiar Mardoqueu tanto? (Porque Mordecai não se curvaram a ele.)



Por que não Mordecai se curvar a ele? (Porque Mordecai sabia que estamos apenas deveria curvar-se a Deus.)



Por que Deus fez à rainha Ester? (Assim que ela poderia mudar a mente do rei Xerxes 'sobre a morte de todos os israelitas.)



Lembre-se, há momentos em que Deus pode querer que você faça algo, assim como Ele queria que a rainha Ester para salvar os israelitas. Sempre tento pensar sobre o que Deus quer que você faça, e depois fazê-lo.



A história da rainha Ester



Personagens: Narrador, o rei Xerxes, Esther, Hamã, Mordecai



Rei Xerxes: Eu sou o Rei Xerxes. Eu estava tendo uma festa e eu pedi a minha esposa, a rainha Vasti, para vir à festa para que eu pudesse mostrar o quanto ela era bonita, mas ela disse que não viria. Agora, eu vou ter um concurso para ver quem a nova rainha será. Quem é a mulher mais bonita do país, vai se tornar a nova rainha.



Narrador: Uma mulher israelita jovem chamada Esther (Esther fica em pé) foi a mulher mais bonita em todo o país, então o rei Xerxes a escolheu para ser sua nova rainha.



Esther: Sim, eu sei. Eu sou muito bonita. Mas eu não contei a ninguém que eu era um israelita, nem mesmo o rei Xerxes.



Mordecai: Isso é porque eu avisei a ela para não. Oi, eu sou Mordecai, primo mais velho de Esther. Quando os pais de Ester morreram, adotei Esther e cuidou dela como se ela fosse minha filha. Eu disse a ela para não contar a ninguém que ela era um israelita, embora, porque muita gente ainda não gosta de israelitas e eu pensei que o rei Xerxes não pode buscá-la para ser a nova rainha se ele sabia que ela era um israelita.



Esther: Então, mantive isso em segredo e eu me casei com o rei.



Narrador: Um pouco mais tarde, dois dos guardas do rei Xerxes decidiu tentar matar o rei e tomar o reino para si.



Mordecai: Mas eu ouvi-los falar e eu disse a rainha Ester sobre isso.



Esther: E eu disse ao rei Xerxes.



Rei Xerxes: E eu pedi que os dois guardas ser morto. Mas eu esqueci de agradecer a Mordecai para nos dizer sobre isso e salvar minha vida.



Narrador: Em vez disso, o rei Xerxes encontrou um novo servo favorito chamado Hamã.



Hamã: Essa sou eu!



Narrador: Haman tornou-se muito poderoso, porque ele era um servo favorito do rei Xerxes. Todos se curvaram a ele - todos, isto é, exceto para Mardoqueu.



Mordecai: Por que eu deveria curvar-se a Hamã? Não é como ele é Deus ou qualquer coisa. Ele é apenas uma pessoa normal, igual a mim.



Narrador: Então Hamã odiava Mordecai porque ele não se curvaram a ele.



Hamã: Eu vou matar você, Mordecai.



Narrador: E quando Haman descobriu que Mardoqueu era um israelita, ele decidiu matar todos os israelitas, e não apenas Mordecai.



Hamã: Rei Xerxes, posso matar todos os israelitas a viver em seu reino?



Rei Xerxes: Claro.



Narrador: Então Hamã definir uma data e enviou cartas em todo o reino, dizendo que em um determinado dia, todos no reino deve atacar e matar todos os israelitas a viver no reino.



Esther: Eu era a rainha, mas eu não sabia nada sobre esse plano.



Mordecai: Eu era o único que ouviu falar sobre isso e disse-lhe. Eu queria que ela diga o rei Xerxes que ela era uma israelita muito para que então o rei iria mudar a sua mente e não deixar todo mundo matar os israelitas.



Esther: "Eu não posso dizer o rei Eu sou um israelita," eu disse. "Vou ser morto também. Além disso, eu sou apenas a rainha. Eu não posso ir falar com o rei, a menos que ele chama por mim. "



Mordecai: Você tem que dizer a ele, Esther. Talvez seja por isso que Deus te fez Rainha, para que você possa mudar a mente do rei e ajudar a salvar todos os israelitas.



Esther: Eu sabia que Mordecai estava certo, então eu disse: "Ok, diga a todos que rezem por mim. Então eu vou ver o rei e se eu morrer, então eu morrer. Pelo menos eu sei que eu tentei. "



Rei Xerxes: Três dias depois, a rainha Ester veio a minha sala do trono. Ela sabia que eu poderia tê-la matado por ter vindo me ver quando eu não tinha chamado por ela, mas eu gostava de Ester, assim que eu deixá-la entrar "O que posso fazer por você?" Eu perguntei a ela.



Esther: O rei Xerxes, eu estou fazendo o jantar para você amanhã à noite. Por favor, venha com o teu servo Haman. Então eu vou lhe dizer o que eu quero que você faça por mim.



Narrador: Um pouco mais tarde, o rei Xerxes disse Hamã sobre como a rainha tinha convidado os dois para jantar.



Hamã: Tudo bem!



Narrador: Mas, quando Hamã saiu do palácio, viu Mardoqueu novamente, e Mordecai não se curvar a ele.



Hamã: Eu te odeio, Mordecai!



Mordecai: Eu apenas curvar-se a Deus.



Narrador: Hamã ficou tão furioso que ele decidiu não esperar pelo dia em que todos os israelitas seriam mortos. Ele queria matar Mordecai logo em seguida. Ele foi para casa e construiu um pólo para pendurar Mardoqueu diante. Na manhã seguinte, ele foi até o rei para lhe perguntar se ele poderia matar Mordecai e colocá-lo no pólo. Mas antes de Haman poderia pedir, o rei Xerxes disse,



Rei Xerxes: Hamã, o que devo fazer se eu quiser recompensar alguém?



Narrador: Hamã pensou que o rei quis recompensá-lo desde que ele era servo favorito do rei, então ele disse:



Hamã: Você deve dar-lhe uma das vestes do rei e um dos cavalos do rei e deixá-lo andar em torno da cidade.



Rei Xerxes: Isso soa como uma grande idéia, Haman! Eu quero que você dê uma de minhas vestes, e um dos meus cavalos para Mordecai, e levá-lo ao redor da cidade. Ele ouviu dois dos meus guardas planejando me matar uma vez e eu esqueci de lhe agradecer por me avisar.



Narrador: Haman foi muito louco que ele tinha que recompensar Mordecai em vez de matá-lo, mas ele tinha que fazer isso porque é isso que o rei ordenou que ele fizesse. Depois que ele foi feito levando Mordecai pela cidade, era hora de Hamã para ir jantar com o rei ea rainha Ester.



Hamã: Pelo menos eu tenho que comer comida boa agora.



Narrador: Mas, quando eles estavam no jantar, o rei Xerxes perguntou:



Rei Xerxes: Então, a rainha Ester, o que você quer que eu faça para você?



Esther: Eu quero que você salvar a minha vida, ea vida de meu povo. Eu sou israelita, mas Hamã convenceu a matar todos os israelitas do reino.



Narrador: O rei Xerxes não sabia o que fazer, então ele se levantou da mesa de jantar e saiu da sala. Ele teve que pensar sobre o que ele poderia fazer. Enquanto isso, Haman se inclinou muito perto de Esther,



Hamã: Por favor, rainha Ester, eu não sabia que você era um israelita. Eu não estava tentando matá-lo. Se o rei pensa que eu estava tentando matá-lo, ele vai matar-me em seu lugar.



Narrador: Nesse momento, o rei Xerxes voltou para o quarto. Ele viu Hamã inclinando-se perto de Queen Esther e ele pensou que Hamã estava tentando beijá-la.



Rei Xerxes: Este homem está tentando beijar minha rainha! Enforcá-lo no poste, ele montou em seu quintal.



Narrador: Então Hamã foi pendurado no poste que ele tinha criado para pendurar Mardoqueu diante.



Mordecai: E eu me tornei servo favorito do rei, em vez de Haman!



Rei Xerxes: E eu pedi que os israelitas poderiam lutar se alguém tentasse matá-los.


Esther: Então deu tudo certo. Eu acho que Deus realmente me fez rainha para que eu pudesse mudar a mente do rei e salvar todos os israelitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário