domingo, 8 de abril de 2012

- Lição 9: Eliseu é Misericordioso para com Seus Inimigos - O Profeta Eliseu (parte 2)

- Lição 9: Eliseu é Misericordioso para com Seus Inimigos - O Profeta Eliseu (parte 2)



Necessário: Bíblias, papel, lápis ou marcadores



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Até agora, nós aprendemos sobre como Elias subiu ao céu. Alguém se lembra como Elias ficou para o Céu? (Deus enviou um carro de fogo para baixo para buscá-lo e levá-lo para o céu.)



Em seguida, ajudante de Elias, Eliseu, tornou-se um profeta maior do que Elias. Hoje, vamos aprender sobre mais um milagre que Eliseu fez.



(Leia 2 Reis 6:8-10 com seus alunos.)



Então o rei de Aram continua tendo os seus soldados e tê-los acampamento em lugares diferentes para que eles possam atacar Israel, mas o profeta Eliseu mantém dizendo que o rei de Israel, onde o exército sírio é. Como é que Eliseu sabe onde o exército sírio é? (Deus continua dizendo-lo.)



Você sabia que Deus sabe tudo? Tudo o que fazemos, tudo o que dizemos, tudo o que pensamos, Deus sabe sobre ele. Então, Deus sabia exatamente onde o exército sírio estava e ele disse Eliseu.



(Leia 2 Reis 6:11-14 com os alunos.)



Por que o rei de Aram enviar seu exército ao encontro de Eliseu? (Para capturá-lo para que ele não pode dizer ao rei de Israel, onde o exército sírio vai atacar mais.)



Você acha que Deus vai deixar o exército Ararmean capturar Eliseu?



(Leia 2 Reis 6:15-17 com os alunos.)



A Bíblia diz que havia cavalos invisíveis e carros de fogo em redor de Eliseu, protegendo-o. Onde você acha que os cavalos e carros vieram? (Eles vieram de Deus.)



Aqueles cavalos invisíveis e carros de fogo foram do céu. Deus enviou-as para proteger Eliseu do exército sírio. Eles eram anjos. Você sabia que existem anjos ao nosso redor também? Nós não podemos vê-los na maioria das vezes, mas Deus envia seus anjos desceu do céu para nos proteger e nos ajudar. Eles estão sempre conosco, assim como Deus está sempre conosco, mesmo se não podemos vê-los.



(Leia 2 Reis 6:18-22 com os alunos.)



Então Eliseu enganou o exército sírio e os levou ao rei de Israel. O rei de Israel quis matar os soldados sírios, mas Eliseu disse não. Porque você acha que Eliseu não queria matar os soldados sírios? (Eles não precisam matá-los. O sírios já tinham sido capturados e não podia lutar, por isso não havia necessidade de matá-los.)



Deus gosta quando somos misericordiosos e perdoar nossos inimigos. Se alguém faz algo significa para nós, não devemos tentar prejudicá-los de volta, mas deve ser bom para eles.



(Leia 2 Reis 6:23 com seus alunos.)



O que aconteceu quando Eliseu foi bom para o exército sírio? (Eles pararam de atacar Israel.)



Mesmo que os sírios tinham vindo para capturá-lo, Eliseu foi bom para eles. E porque era bom para eles, eles pararam de atacar. Se vai ser bom para as pessoas que são maus para nós, que possam torná-los se sentir mal por ser significa para nós e tentar ser melhor para nós na próxima vez.



Então lembre-se, Deus gosta quando estamos agradável para as pessoas que estão significam para nós.



Artesanato: Anjos All Around! - Peça aos alunos para desenhar-se em uma situação assustadora. Em seguida, instruí-los para adicionar anjos para a imagem para protegê-los.



Lembre aos alunos que anjos invisíveis de Deus são sempre conosco para nos proteger e nos ajudar, assim como Deus está sempre conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário