quinta-feira, 12 de abril de 2012

- Lição 9: Jesus Ensina a Nicodemos: Nascer de Novo

- Lição 9: Jesus Ensina a Nicodemos: Nascer de Novo



Necessário: Bíblias, de balão para cada aluno, cobertor, vários objetos



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos tempo suficiente para pensar e responder às perguntas antes de esclarecer o ensino)



Peça aos alunos: Quais são as diferenças entre um recém-nascido e alguém da sua idade?



É fácil ver as diferenças entre os bebês recém-nascidos e aqueles que são mais velhos. Mas há outras coisas que você não pode dizer sobre as pessoas apenas por olhar para elas.



Quando você olha para alguém, como você pode dizer se ele ou ela é boa ou ruim?



Da mesma forma, você não pode realmente dizer se uma pessoa é cristã só de olhar para a sua aparência. Na Bíblia, havia um homem chamado Nicodemos que não entendia uma das histórias de Jesus, porque ele estava pensando sobre a aparência exterior de uma pessoa só.



(Peça a um aluno que leia João 3:1-2, ou lê-lo a si mesmo se seus alunos não têm idade suficiente?)



O que é dizer Nicodemos foi? (Um fariseu. Isso significa que ele era um líder para a Igreja e para o seu país.)



Quando Nicodemos ir ver Jesus (à noite).



Por que ele foi ver Jesus à noite em vez de durante o dia? (Ele queria ir à noite, quando seria mais escuro, para que ninguém iria vê-lo conversando com Jesus. Ele queria que fosse segredo para os outros fariseus não zombam dele por acreditar em Jesus.)



(Já outro aluno que leia João 3:3-4).



O que Nicodemos que Jesus quis dizer quando ele falou sobre um homem "nascer de novo"? (Nicodemos pensou que Jesus significava corpo de alguém nascer de novo, como se tinha que ser um bebê novamente.)



(Já outro aluno que leia João 3:5-7).



Jesus quis dizer que nossos corpos teve de nascer de novo, ou que Ele estava falando de outra coisa? (Jesus estava falando sobre o interior de uma pessoa. Jesus quis dizer que nossas almas são "nascer de novo" quando cremos em Jesus. Porque quando você crê em Jesus, sua vida muda. Você parar de fazer coisas ruins e começar a fazer coisas boas. Você não viva como você deseja viver. Você vive como Deus quer que você viva. É como se você estivesse começando tudo de novo na vida. Você tem um novo começo. É como se estivesse nascendo de novo.)



(Já outro aluno que leia João 3:08.)



Quando cremos em Jesus e se tornaram cristãos, o Espírito Santo passa a viver dentro de nós. Algum de vocês pode ver a Deus ou o Espírito Santo? (N °)



Então, como você sabe que ele está lá?



(Dê a cada aluno um balão e dizer-lhes para explodi-lo.)



Olhe em seu balão. Você pode ver o ar lá dentro? (N °)



Você não pode ver o ar. O ar é limpo. Você só pode ver que o balão foi preenchido. Esse é o jeito mesmo é com Deus eo Espírito Santo. Nós não podemos vê-los, mas sabemos que eles estão lá porque nós vemos o que eles fazem. Podemos ver o mundo que Deus criou. E sabemos que o Espírito Santo está vivendo dentro de nós, porque podemos senti-Lo nos dizendo que as coisas certas para fazer são.


Jogo: Ir para o Céu! - As crianças formam um círculo em torno de um cobertor ou pára-quedas, segurando-o entre eles. Líder coloca vários objetos em cima do cobertor ou pára-quedas. Estudantes contar até três e, em seguida, gritar: "Vai para o Céu!" Enquanto tentam arremessar o objeto para o céu o mais alto possível. Uma vez que fiz isso algumas vezes, perguntar se as coisas que eles saltaram para cima sempre tem para o céu. O ponto é que não importa quão alto nós temos algo para ir, não podemos fazê-lo ir para o céu. A única maneira de chegar ao céu é crendo em Jesus e nascer de novo para que você faça um novo começo com Deus para parar de fazer coisas ruins e começar a fazer coisas boas e deixar o Espírito Santo venha morar dentro de você.

Um comentário: