quarta-feira, 9 de maio de 2012

Lição 13: A Morte de Peter


Lição 13: A Morte de Peter



Necessário: Bíblias, Peter imagem na cruz (incluído na página seguinte)



Lição: (Nota:. Sempre permitir aos alunos que dêem as suas respostas às perguntas antes de esclarecer o ensinamento)



Peça aos alunos, Você acha que a maioria das pessoas em nosso país são cristãos, crentes em Jesus?



Você acha que a maioria das pessoas no mundo são cristãos?



A maioria das pessoas em nosso país e no mundo não são cristãos. Eles não acreditam em Jesus. Ou eles acreditam em outra religião ou não acreditam em Deus. Isso significa que os cristãos, crentes em Jesus, são a minoria.



Acha que as pessoas que não acreditam em Jesus jamais iria pegar em pessoas que acreditam em Jesus?



(Conforme o professor, compartilhar uma história de quando você foi feito de diversão ou tratados de forma diferente por ser um cristão.)



Acha que as pessoas que não acreditam em Jesus jamais iria ferir as pessoas que acreditam em Jesus?



Os cristãos foram espancados e torturados e mortos, desde o tempo de Pedro, por acreditar em Jesus. Hoje vamos aprender sobre como Pedro morreu.



(Tenha um aluno que leia 1 Pedro 3:15, ou lê-lo você mesmo.)



Pedro diz para "estar sempre preparados para dar uma resposta a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que você tem." Isso significa que se alguém pergunta sobre a nossa fé, devemos ser capazes de lhes dizer. Mas o que temos de fazer para ser capaz de informar as pessoas sobre a nossa fé?



Temos de saber o que acreditamos e por que acreditamos que para que possamos dizer às outras pessoas.



Bem, e se alguém que não acredita em Jesus quer pegar em nós para a nossa fé? Devemos ainda falar com eles sobre o porquê de acreditar? (Sim.)



Sim, mas Pedro diz que temos que falar com eles "com mansidão e respeito". Se eles estão mexendo com nós para a nossa fé e ser mau, ainda temos que ser bom para eles. Temos que ser gentil com eles e respeitá-los.



(Peça a outro aluno que leia 1 Pedro 3:16, ou lê-lo você mesmo.)



A razão pela qual temos que ser gentil e respeito as pessoas que não acreditam em Jesus e estão sendo significa para nós é para que possamos manter "uma consciência clara, de modo que aqueles que falam mal contra o seu bom comportamento em Cristo, podem ter vergonha de suas calúnias. "Se for bom para as pessoas quando elas estão significar para nós, então, pelo menos, sabemos que não fizemos nada de errado. Se estamos de volta significa, estaríamos na posição errada, também. E se for bom para as pessoas quando elas estão significar para nós, talvez eles nos vêem sendo bom para eles e me sinto mal por tratar-nos dizer.



(Peça a outro aluno que leia 1 Pedro 3:17, ou lê-lo você mesmo.)



A última coisa que Pedro diz é que "é melhor, se é a vontade de Deus, sofrer fazendo o bem para que fazendo o mal." A verdade é que às vezes a gente vai sofrer para fazer o bem. Vamos sofrer por causa de nossa fé em Jesus. As pessoas vão escolher a nós. As pessoas nos tratam de forma diferente. As pessoas podem até mesmo tentar ferir ou matar-nos. Mas temos de mostrar o amor de Deus a eles por ser bom para eles. Vamos sofrer por fazer o bem, assim como Jesus sofreu na cruz, quando Ele morreu para mostrar às pessoas o amor de Deus.



E Pedro morreu em quase da mesma maneira que Jesus fez. Quando Pedro era um homem velho, houve um grande incêndio na cidade de Roma, a cidade maior e mais importante do mundo na época, a capital. E o que aconteceu foi o Rei, o Imperador Nero, definir os incêndios. Ele queria queimar toda a cidade para baixo e depois reconstruí-lo a ser como o que ele queria. Mas quando todo mundo ficou louco sobre o fogo, o Imperador Nero culpou os cristãos para iniciar o fogo. A maioria das pessoas naquela época não acreditava em Jesus e estavam sempre mexendo com as pessoas que acreditavam em Jesus e este foi só mais uma vez que eles poderiam escolher os cristãos, acusando-os para o fogo.



Então, eles prenderam um bando de cristãos e prenderam Pedro e sua esposa, porque Pedro era o líder dos cristãos, e colocá-los no Coliseu, o estádio, para que todos possam vê-los serem mortos. Alguns dos cristãos que põem em com os leões e os leões comeram. Alguns deles foram colocados em com os guerreiros e os guerreiros atacaram e mataram. A mulher de Pedro foi morto e, em seguida, Pedro foi morto. Porque ele era o líder dos cristãos, eles o colocaram em uma cruz, como Jesus. Mas eles colocam Pedro no de cabeça para baixo cruz e deixá-lo ficar ali, de cabeça para baixo, até que ele morreu. (Mostre aos alunos a imagem de Pedro na cruz.)


Mas Pedro e todos os cristãos eram fortes e corajosos, quando estavam sendo mortos e eles estavam sempre bom para as pessoas que estavam sofrendo porque eles queriam mostrar o amor de Deus. E é isso que temos que fazer. Se alguém pega em você sobre a sua fé, diga-lhes o que você acredita e ser bom para eles, porque dessa forma você estará mostrando o amor de Deus e talvez eles vão começar a acreditar em Jesus, também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário